O Segredo da Excelência
O Segredo da Excelência
27/07/2021

O Segredo da Excelência

Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, portanto, não é um modo de agir, mas um habito. (Aristóteles).

Não há nada de extraordinário na Excelência. Somos aquilo que praticamos repetitivamente.

Estar confortável, logo pensamos na sedução do repouso, tão cômodo que chegamos a pensar que certamente seria o mais elevado grau da felicidade e perfeita satisfação. Para uns, dinheiro é o que garante conforto e para outros o descanso, o que não podemos negar é que em quase 100% das vezes o dinheiro está relacionado ao conforto. Ele quem proporciona essa sensação de “conforto” que seria um estado de despreocupação.

Mas esse confortável ponto de satisfação, deixa crer que encerrou, terminou ali e não teríamos margem para seguirmos adiante, inutiliza a persistência e a continuidade. Por essa razão se você não se sente confortável, significa que esta tudo ok, podemos prosseguir, ir adiante, em busca de excelência dia após dia. A adversidade é preciosa. É ela a responsável pelo nosso crescimento, e não a problema nenhum na adversidade.

Por que quem nasce pronto é geladeira, paletó, notebook, nós seres humanos nascemos já não! Nós nos fazemos e vamos aprendendo. É assim a vida toda, nascemos e aprendemos desde o início da vida e são os tombos que sofremos no processo de aprender a andar que nos sinalizam com pouco mais de 1 ano de vida na media que temos que ficar de pé. E assim aprendemos dia após dia, que logo estamos andando, falando, lendo, escrevendo e que em todos os passos a adversidade estará presente, desde a nota baixa na escola por falta de empenho no aprendizado, até por limitações impostas no meio social, mas ela existe e esta ali.

E aqui estamos no terceiro milênio, uma quantidade exuberante de tecnologia, nível de ciência inédito, economias estrondosas, uma gigantesca produção de bens de consumo.  Observando tudo isso pensamos numa enorme montanha de progressos e conquistas. Mas não para, não para mesmo, todos os dias novas inovações, novos produtos, nova forma de fazer e interpretar, e nós sabemos disso. Estamos intelectualmente e psicologicamente preparados, nossa forma de agir e pensar acompanha tudo isso?

Parece que não acompanhamos tamanha velocidade de criação, de desenvolvimento tecnológico, intelectual, todos os dias o que era ficou no ontem e o que é já chega com nome de News, bem assim. Agora a pergunta é: A pressa já não é mais inimiga da perfeição? Aqui me lembro do meu Pai me dizendo diante da minha ansiedade de criança quando queria logo que o natal chegasse para que eu pudesse ter o meu presente, que não diferente de todos os anos eram praticamente a mesma coisa, com cores e formatos diferentes. E ele me dizia: “Devagar se vai mais longe”. Seja sincero, você consegue ver algum valor a mais a ser atribuído a uma conquista que leve um pouco mais de tempo? Provavelmente não!  Para falar a verdade eu penso que uma porção bem pequena de pessoas no mundo atual em velocidade de download e upload cada dia mais celéris, saberia ainda o significado de Curruculum Vitae? “A correria da vida”, não claro que não! “O PERCURSO DA VIDA”.

Durante o percurso da vida seja Extraordinário! No dicionário extraordinário significa “que foge ao usual, fora do comum...”.

Mas como ser fora do comum? Não sou tão inteligente, e em matemática minhas notas não eram tão boas assim, não sou tecnológico o suficiente, nem sou popular na internet, já tentei e não consegui resultados significativos no que fiz!

Agora eu vou dizer a você o que é SER FORA DO COMUM. Ser fora do comum, é você de um xarope criar um refrigerante de sucesso a “Coca-Cola”, fora do comum e muito criativo, acrescentou-se água ao xarope para dor de barriga e bummmm! Uma ideia que se transformou em milhões. Agora mais criativo ainda foi o Dr. Louis Eugène Perrier que vende água mais cara que a Coca-Cola, uma água Perrier com 330ml você paga barato R$ 10,70 no mercado meus queridos. Um achado para humanidade? Não, nós podemos viver com nossa água mineral ou filtrada sem muitos problemas certos? Claro que sim, na verdade, tudo isso está ligado a quem se destina, ao público, ao nicho, a excelência no desenvolvimento de uma marca. Vamos falar disso outra hora. O que quero salientar é que não são os feitos extraordinários que nos tornam extraordinários, são pessoas extraordinárias que fazem feitos extraordinários. Aprenda isso e certamente você obterá o tão confortável sucesso pessoal.